Imprimir

Glossário de termos da moda

Capa do livro Glossário de termos da modaEmbora possa parecer popular para alguns, o tema da pesquisa, moda, é de grande relevância para o conhecimento de uma sociedade. Apresenta interesse sociológico, histórico e cultural pois, através da moda, pode-se interpretar o comportamento e a ideologia de uma sociedade.

Neste trabalho Glossário de termos da moda publicado pela professora de Graduação de Cursos de Especialização do Departamento de Letras Estrangeiras e do Curso de Mestrado em Linguística e Ensino de Língua Portuguesa da UFC, Dra. Emilia Maria Peixoto Farias, estão registrados os termos da moda coletados durante cinco anos de maneira sistemática a partir do corpus de divulgação (textos escritos) de valor diferenciado, dirigido ao leitor não-especializado ainda que usuário do discurso de moda e participante das atividades concernentes à área.

Com este objetivo foram consultadas fontes que incluem revista de moda de circulação nacional; cadernos especializados de jornais sobre o assunto e encartes de revistas e jornais além de catálogos de venda que muitas vezes são feitas pelos correios.

O glossário de termos da moda apresenta 629 termos distribuídos em quatro diferentes campos: tecido, padrão, vestuário e estilo. Os verbetes estão organizados em ordem alfabética e apresentam a seguinte estrutura: termo, referências gramaticais, sigla ou acrônimo, definição, contextos, notas, sinônimo(s) e remissiva(s).

Dados do Livro

AUTORA: Emilia Maria Peixoto Farias
PÁGINAS: 188
ISBN: 85-7282-127-9
ANO: 2003
VALOR: R$ 20,00