Imprimir

História do Cariri (volume IV)

Capa do livro História do Cariri IVPRODUTO ESGOTADO

A Faculdade de Filosofia do Crato, através de sua coleção Estudos e Pesquisas, resolveu editar os cinco primeiros capítulos de História do Cariri de J. de Figueiredo Filho que, nessa época, em 1964, lecionava naquela instituição. Foi assim que surgiu este livro intitulado História do Cariri, justamente, e que se compõe de quatro volumes.

No primeiro deles, J. de Figueiredo Filho trata do Cariri cearense desde as suas origens até a Revolução Pernambucana de 1817; no segundo, depois de relatar o impacto sofrido pela população do Cariri com a Revolução de 1817, se refere à Matriz do Crato quando foi atacada em 1821 por fanáticos da serra de São Pedro; no terceiro fala de Pinto Madeira e, no quarto, depois de fazer um apanhado geral da história cultural do Cariri passa a relatar a influência que o Pe. Ibiapina exerceu na região.

Filho do também escritor e farmacêutico José Alves de Figueiredo, J. de Figueiredo Filho foi, no Crato, o que seu conterrâneo e amigo, Irineu Pinheiro, também foi: um historiador digno de ser citado em qualquer compêndio de História do Brasil.

Dados do Livro

AUTOR: J. de Figueiredo Filho
COLEÇÃO NOSSA CULTURA - Nº 1
SÉRIE MEMÓRIA - Nº 7
PÁGINAS: 156
ISBN: 978-85-7282-416-3
ANO: 2010
(VALOR: R$ 20,00)