Imprimir

Palimpsesto & outros sonetos

Capa do livro Palimpsesto & outros sonetosPalimpsesto é um manuscrito gravado em um pergaminho que, após ser raspado e polido, é novamente aproveitado para novos trabalhos. Muito usado na Idade Média foi este nome que Virgílio Maia, autor de vários livros de poesia e um de etnografia, Álbum de iniciação à heráldica das marcas de ferrar gado, se serviu para dar nome a este livro que, conforme o título completo, é composto de sonetos.

Começando com um soneto que trata de um circo que está indo embora e terminando com outro sobre a morte de Dionísio Areopagita Apud Joahannes de Socrobosco, Virgílio demonstra, com isso, que é capaz de tratar de um assunto altamente sofisticado como é o caso da morte do Areopagita e de um outro, o circo, que, se não é sofisticado na realidade, assim se torna no livro do autor cearense.

Composto de quase cem sonetos há alguns deles que chamam a atenção pelo inusitado do título: Soneto com Mote do Poeta Dimas Macedo; Soneto Sugerido por um texto de Marco Suassuna e Soneto-Legenda para um Bico de Pena de Campelo Costa.

Dados do Livro

AUTOR: Virgílio Maia
COLEÇÃO LITERATURA NO VESTIBULAR - Nº 3
PÁGINAS: 99
ISBN: 85-7485-142-X
ANO: 2004
VALOR: R$ 11,00