Anais do 13° Encontro Brasileiro de Adsorção (EBA)

Capa do livro Da pandemia à harmonia[Português]

O Encontro Brasileiro de Adsorção (EBA) é realizado a cada dois anos, desde 1996, por diferentes instituições de todo o país, alternando-se nas regiões Nordeste e Sul/Sudeste. O principal objetivo do congresso é aproximar as comunidades científica, acadêmica e industrial ligadas à área de Adsorção no Brasil e no exterior, buscando uma maior interação entre os grupos de P&D e empresas nacionais e internacionais. Além disso, o evento divulga a ciência da Adsorção no meio acadêmico e industrial, apresentando os últimos avanços na área, promovendo a interação e o networking entre pesquisadores da área.

O programa consistiu de três vertentes principais: científica, técnica e educacional. A contribuição técnico-científica deu-se pela apresentação de novas descobertas por cientistas e profissionais da área de adsorção, incentivando a divulgação de pesquisas, a discussão de ideias e a interação entre pesquisadores de diferentes localidades. A vertente pedagógica do evento esteve também presente, através da Escola de Adsorção, uma oportunidade para os participantes assistirem a aulas tutoriais ministradas por um mix equilibrado de cientistas seniores e juniores, com enfoque nos fundamentos e aplicações da adsorção.

Devido à pandemia de Covid19 do ano 2020, a 13ª edição do encontro ocorreu excepcionalmente de forma 100% digital. A conferência foi presidida pela Profa. Diana Azevedo e transmitida ao vivo por plataforma digital de 30 de novembro a 3 de dezembro de 2020. Todos os conteúdos da conferência (palestras, discussões, pôster e arquivos em papel) ficaram à disposição dos participantes em até 30 dias após o encerramento da conferência.

Pela primeira vez na história desta série de conferências, o idioma inglês foi adotado como a língua oficial escrita. Durante o encontro, foi criada a Sociedade Brasileira de Adsorção. Foram 4 palestras principais, 6 plenárias e 20 palestras convidadas apresentadas por destacados cientistas do Brasil e do exterior. As sessões técnicas compreenderam 51 apresentações orais e 131 apresentações de pôsteres com intensa discussão e interação mediada pela plataforma digital disponibilizada pelos organizadores do evento.

Apesar do formato inovador deste evento digital, o EBA 13 atraiu a inscrição de 230 participantes entre acadêmicos, cientistas, alunos (pós-graduação e graduação) e profissionais da indústria de Química, Engenharia Química, Engenharia de Materiais, Engenharia de Alimentos, Engenharia Ambiental, Física e áreas afins. Este E-book traz os anais do evento, destacando este marco histórico de um encontro científico totalmente digital, 24 anos após a 1ª edição presencial, novamente organizada pela UFC.

[English]

The Brazilian Meeting on Adsorption (acronym EBA, in Portuguese) has been held every two years since 1996 by different institutions across the country, alternating venues in the Northeast and South/Southeast regions. The main objective of the conference is to bring together the scientific, academic and industrial communities related to the Adsorption field in Brazil and abroad, seeking greater interaction between the R&D groups and national/international companies. In addition, the event disseminates the science of Adsorption in the academic and industrial environment, showcasing the latest progress in the area, fostering interaction and networking among researchers in this field.

The program comprised three main tracks: scientific, technical and educational. The technical-scientific contribution took place by the presentation of new findings by scientists and practitioners in the area of adsorption, encouraging the dissemination of research, the discussion of ideas and match-making among researchers from different locations. The educational aspect of the event was also present, through the Adsorption School, an opportunity for participants to attend tutorial lectures delivered by a balanced mix of senior and junior scientists, focusing on fundamentals and applications of adsorption.

Due to the Covid19 pandemic of year 2020, the 13th edition of the meeting exceptionally became 100% digital. The conference was chaired by Prof. Diana Azevedo and broadcasted live by a digital platform from Nov 30th to Dec 3rd 2020. All conference contents (lectures, discussions, poster and paper files) were available for viewing by the participants up to 30 days after the conference closure.

For the first time in the history of this conference series, English was adopted as the official written language. During the meeting, the Brazilian Adsorption Society was established. There were 4 keynote lectures, 6 plenary lectures and 20 invited talks presented by outstanding scientists from Brazil and from abroad. The technical sessions comprised 51 oral presentations and 131 poster presentations with intense discussion and interaction mediated by the digital platform made available by the event organizers.

Despite the innovative format of this digital event, EBA 13 attracted the registration of 230 attendees among academicians, scientists, (graduate and undergraduate) students and industrial practitioners from Chemistry, Chemical Engineering, Materials Engineering, Food Engineering, Environmental Engineering, Physics and related fields. This E-book brings the proceedings of the event, highlighting this historical landmark of a fully digital scientific meeting, 24 years after the 1st in-person edition, organized again by UFC.

LIVRO DIGITAL: Download

Dados da obra