Entre tantos: diversidade na pesquisa educacional
O conceito de identidade é sem dúvida – no contexto atual – uma grosseria ao destino humano e ao complexo modo de viver de cada pessoa. Se o conceito se esvanece, o mesmo não ocorre com a realidade que, em movimento não necessariamente contínuo, não cessa de ser sempre uma nova conexão rizomática. Se a produção de novos conceitos representa a possibilidade de atualizar constantemente o caos, é preciso correr o risco e abrir as identidades. Isso possibilitaria que os diversos grupos étnicos, estéticos, sexuais e culturais encontrassem em seu interior outros tantos grupos que possibilitem outras tantas identificações que, não sendo enclausurada em sua identidade, possam lançar infinitas pontes que se expressam em territórios polilógicos e polifônicos. Essa coletânea representa a diversidade. Caminha pelas trilhas da diferença. Reúne, muitas vezes, olhares e conexões sobre o território da educação. Desarruma muitas crenças. Entorna sentimentos de desafeto pelo simples fato de dizer algo sobre este animal indecifrável que a cultura insiste em querer educar. Isso porque o ser humano não é simplesmente um artista consumado. Ele é uma obra de arte, como diria Nietzsche.
Dados do Livro
ORGANIZADORES: José Gerardo Vasconcelos
Emanoel Luís Roque Soares
Isabel Magda Said Pierre Carneiro
COLEÇÃO DIÁLOGOS INTEMPESTIVOS – Nº 33
PÁGINAS: 318
ISBN: 85-7282-194-5
ANO: 2006
VALOR: R$ 30,00