Contos
Adolfo Caminha nasceu em Aracati, Ceará, em 1867 e morreu no Rio de Janeiro em 1897. Tinha um pouco menos de trinta anos quando morreu. A produção literária que deixou, no entanto, é bastante conhecida. Foi ela: A Normalista, publicada em 1893, Bom crioulo, editado em 1895 e Tentação, de 1896. E não para por aí. Caminha também publicou um livro de viagem, No país dos ianques, em 1894, e um outro de crítica, Cartas literárias, de 1895.
A única produção de Adolfo Caminha que não foi reunida em livro pelo autor enquanto estava vivo, foi a de contos que ficou para ser editada por um dos netos do escritor, Maurício Caminha Lacerda, mas como este não conseguiu editora em sua época, a Universidade Federal do Ceará, dos quinze contos citados por leitores de Adolfo Caminha publicou onze nesta coletânea por não ter encontrado os outros quatro.
Organizado pelo professor e poeta Sânzio de Azevedo, o livro de contos de Adolfo Caminha também possui uma introdução do professor na qual o autor do livro intitulado Aspectos da literatura cearense trata da trajetória dos contos de Adolfo Caminha com muita precisão e acuidade.
Dados do Livro
AUTOR: Adolfo Caminha
ORGANIZADOR: Sânzio de Azevedo
COLEÇÃO NORDESTINA – Nº 27
PÁGINAS: 106
ISBN: 85-7282-116-3
ANO: 2002
VALOR: R$ 38,50