Espaço urbano e afrodescendência: estudos da espacialidade negra urbana para o debate das políticas públicas
Diversos fatores históricos e sociais determinam a situação de vida da população negra. A questão que envolve o espaço urbano e a habitação é um dos fatores mais relevantes. Os espaços urbanos, resultados de situações históricas brasileiras, criam segregações populacionais espaciais e promovem as desigualdades sociais decorrentes das políticas públicas.
O estudo das relações étnicas tem no campo do espaço urbano uma ruptura conceitual importante, visto que as pessoas vivem nos bairros e as condições de vida desiguais sofridas pela população negra é parte do racismo anti-negro histórico, particular da sociedade brasileira.
Na formulação da afrodescendência, um enfoque de natureza histórico-sociológica da situação da população negra, a utilização da história cultural introduz a preocupação social da diversidade cultural. O universo da diversidade é amplo, apresentando diversidades estruturais e conjunturais. Neste livro, Henrique Cunha Jr. e Maria Estela Rocha Ramos questionam a diversidade estrutural vivida pela população negra, que possui bases profundas na história e nas relações estabelecidas no espaço urbano.
Dados do Livro
ORGANIZADORES: Henrique Cunha Jr.
Maria Estela Rocha Ramos
PÁGINAS: 206
ISBN: 978-85-7282-259-6
ANO: 2007
VALOR: R$ 33,00