Artes do existir: trajetórias de vida e formação
As reflexões (auto)biográficas fazem parte de um esforço (auto)formativo de conhecimento e de aprendizagem que ajudam no processo de “tornar-se o que se é” ou, como intitula Marie-Christine Josso, “caminhar para si”. A experiência com a atividade (auto)biográfica é transformadora na medida em que, por meio de narrativas, o narrador se faz intérprete de si mesmo e, com isso, desenvolve uma competência compreensiva em relação ao outro.
O livro Artes do existir: trajetórias de vida e formação expressa a intencionalidade de pesquisadores da Universidade Federal do Ceará – UFC, e da Universidade de Fortaleza – UNIFOR, no sentido de contribuir para a permanente reinvenção da pesquisa (auto)biográfica e experiencial.
O primeiro grupo de mestrandos e doutorandos foi coordenado pelas professoras Ercília Braga e Ângela Sousa e o segundo pelo professor Cavalcante Júnior. Nos dois casos os estudos e reflexões dos quais resultaram os textos reunidos nesta coletânea foram elaborados como trabalhos de disciplinas acadêmicas realizadas em 2006. A coletânea também conta com a colaboração das professoras e doutoras Celina Lima, Jane Hansen e Leônia Teixeira.
Dados do Livro
ORGANIZADORES:
Ercília Maria Braga de Olinda
Francisco Silva Cavalcante Júnior
COLEÇÃO DIÁLOGOS INTEMPESTIVOS – Nº 51
PÁGINAS: 353
ISBN: 978-85-7282-269-5
ANO: 2008
VALOR: R$ 33,00