Os jesuítas e a educação moderna: a escrita de si no corpo historiado dos indígenas
Sinopse
Os jesuítas e a educação moderna é fruto de uma investigação cujo foco inicial foi a ação política e educativa dos Jesuítas Portugueses no nordeste do Brasil, no século XX, a partir de mais uma expulsão sofrida por esta Ordem, agora no contexto da República em Portugal (1910). Como consequência desse impedimento, é concebida a Missão Setentrional da Província Portuguesa Dispersa, dirigida a vários lugares de destino, entre os quais o Brasil.
O livro traz um balanço dessa Missão, com base em fontes oferecidas por historiadores jesuítas, como parte da “memória histórica” da Companhia de Jesus, seguida de uma perspectiva de análise historiográfica externa sobre os seus principais objetivos e ações no nordeste brasileiro e a participação desses Jesuítas na construção de um projeto de educação no Brasil.
O estudo partiu de um levantamento historiográfico realizado nas cidades portuguesas de Braga, Coimbra, Porto e Lisboa, além de pesquisas em arquivos e bibliotecas dos Jesuítas no Ceará, na Bahia, no Maranhão, em Minas Gerais, em São Paulo e no Rio Grande do Sul, onde se buscou fontes referentes à sua atuação educacional, política e apostólica no Brasil.
Informações
Autor: Maria Juraci Maia Cavalcante
Ano: 2025
Páginas: 446
ISBN: 978-65-87371-25-2
Preço: R$70,0