gov.br

Editora UFC

Comemoração aos 200 anos da Fenomenologia do Espírito de Hegel

Capa do livro Comemoração aos 200 anos da Fenomenologia do espírito de HegelFoi no outono de 1806 que Hegel concluiu a última parte de A fenomenologia do espírito. Napoleão, com suas tropas, estava às portas de Jena, onde Hegel morava na época. O filósofo alemão terminou de escrever este livro, portanto, “sob o trovão dos canhões”, segundo afirma um de seus alunos. Com a publicação de A fenomenologia do espírito no ano seguinte, 1807, a filosofia não seria mais a mesma no mundo.

Foi para marcar esta data, portanto, que vários professores universitários realizaram, em 2006, duzentos anos após Hegel ter terminado A fenomenologia do espírito, um congresso sobre o livro do filósofo alemão na Universidade Federal do Ceará. No ano seguinte, 2007, duzentos anos após a publicação da Fenomenologia também foi publicado este livro que traz, em seu interior, os textos que foram lidos por vários conferencistas durante o congresso.

Dados do Livro

ORGANIZADORES: