Azougue – Contos
Em Azougue, Edmar Ribeiro se estrutura em duas coragens ao tratar com a linguagem. De um lado, abraça o falar regional em sua mais larga autenticidade, sem usar nenhum artificio técnico para amenizá-lo, e se posta em terreno de difícil equilíbrio ou pelas dificuldades impostas ao pesquisador no campo da semântica e de sintaxes particulares, ou pelos reduzidos limites que separam a literatura do pastiche . Do outro, enreda-se no intrincado cipoal da literatura fantástica.
Azougue nos fustiga, se a tanto somos afeitos, ao enfrentamento de um contato mais estreito com esse estilo de literatura e a uma tentativa de presença mais efetiva na inter-relação sócio-cultural-linguística dos personagens que nos permitam estabelecer onde, em qual contexto e com qual patamar de significação acontecem os fenômenos que nele
são revelados.
Com certeza o desafio há de merecer um longo e demorado estudo, uma criteriosa e profunda pesquisa. Exatamente o que não é devido nesta larga avidez que nos anima, agora, de nos permitir o deleite da arte do conto e de desbravar as narrativas de Edmar, em seu Azougue, deixando-nos invadir pelo mágico, maravilhoso e fantástico universo imaginário do saber popular.
Dados do Livro
AUTOR: Edmar Ribeiro
PÁGINAS: 112
ISBN: 978-85-7282-767-6
ANO: 2019
VALOR: R$ 33,00