Uma universidade para o Ceará (Edição Fac-similar)
A Universidade do Ceará foi instituída pela Lei nº 2.373, de 16 de dezembro de 1954, sancionada pelo presidente Café Filho. Nomeado Reitor, em 18 de maio de 1955, Antônio Martins Filho instalou oficialmente a Universidade em 25 de junho de 1955, em solenidade memorável que teve como palco o Teatro José de Alencar. A Universidade do Ceará, posteriormente transformada, na década de 60, em Universidade Federal do Ceará, é criação contemporânea à maior parte das universidades mantidas pela União, nos diversos estados da Federação.
Estes heroicos 50 anos guardam, na memória dos cearenses e na de algumas gerações de universitários, sucessoras e, ao mesmo tempo, contemporâneas, a lembrança de amargas vicissitudes, de gestos exemplares de desprendimento e grandeza, de sacrifícios e renúncias, de resistências inabaláveis às imposições do arbítrio das instâncias da força e de muito trabalho e dedicação a ideais que perduram em todos os corações.
Neste livro emblemático Uma universidade para o Ceará podemos ler um relato documentado sobre o surgimento de uma ideia e de como foi possível vencer a descrença e o ceticismo de muitos expectadores pouco engajados, a incredulidade de governantes, o alheamento e a indiferença dos que não chegaram a entender o seu verdadeiro significado. Além da prova documental sobre um árduo percurso pelos desvãos da política e da burocracia, temos em mãos, de fato, um Manifesto entusiasta sobre a necessidade de criar-se uma Universidade no Ceará e a sua destinação como centro de saber, de socialização de experiências e oportunidades para os jovens.
Dados do Livro
AUTOR: Antônio Martins Filho
SÉRIE DOCUMENTOS UFC
PÁGINAS: 123
ANO: 2004
VALOR: R$ 33,00