gov.br

Editora UFC

Lançamento de “Aves de arribação” comemora 70º aniversário de criação da UFC

Data de publicação: 9 de fevereiro de 2024. Categoria: Notícias

Reinaugurada em novembro de 2023, a Editora UFC, que comemora 44 anos neste ano de 2024, está retomando seus trabalhos com o lançamento de “Aves de arribação”, de Antônio Sales. O evento ocorre no próximo dia 26 de fevereiro, em cerimônia no Salão Nobre da Reitoria da Universidade Federal do Ceará, às 18 h.

O clássico da literatura cearense ganha nova edição com capa ilustrada pelo artista plástico Roberto Galvão e notas de Tristão de Athayde, Rachel de Queiroz, Otacílio Colares, Otacílio de Azevedo e Sânzio de Azevedo.

Cada um a seu modo, os referidos autores destacam a riqueza e a importância do trabalho de Sales no panorama literário nacional, abrindo espaço a uma nova forma de perceber o interior do Nordeste, longe da temática da seca que marcou o movimento regionalista. Para eles, a obra é importante exatamente por destacar o caráter universal de personagens locais e do universo interiorano, além de apresentar um Ceará verdejante e cheio de vida. Um Ceará que floresce.

Além de reedições de obras clássicas cearenses como “Aves de arribação”, a Editora UFC irá lançar coleções focadas em assuntos emergentes na sociedade brasileira, assim como obras de caráter artístico e filosófico. Uma antologia com poemas em cordel de Patativa do Assaré será reeditada para comemorar os 115 anos do artista cearense, e também será lançada em breve.